Cadastro de clientes, por que e como fazer?

Um exemplo que deu certo

Cadastro de clientes, por que e como fazer? Quando pensei em escrever sobre este tema, lembrei de dez anos atrás, quando conheci o CRM, em uma aula na universidade. Na época atuava como diretora comercial, mas o cadastro de clientes era algo que ficava em um monte de papéis que mais pareciam uma grande bagunça. Depois de um tempo aprendendo sobre o tema, resolvi “organizar as coisas” com o time comercial e, acredite, foram mais de dois anos batalhando para convencer todos os profissionais da importância desses registros. Tempos depois a equipe estava acostumada. Entendeu as vantagens de ter as informações para fechar negócio e tudo começou a funcionar bem. Mas deu uma trabalheira danada!

Enfim, estou contando isto para você entender que essa atividade, apesar de simples, requer organização interna, comprometimento, e gera trabalho. Mas você vai ver que vale super a pena! Leia o artigo até o final e depois mãos à obra! Aplique em seu negócio e lembre de deixar um comentário, dizendo se esse conteúdo foi útil para você.

O que não é cadastro de cliente

Número cadastrado no WhatsApp. Funciona super bem falar com o cliente pelo nome e salvar conversas, mas a verdade é que, como ferramenta para lhe ajudar a vender mais, pouco serve. Esses contatos podem servir no máximo para criar listas de transmissão para quem já compra da sua empresa.


Preciso de um software de CRM para cadastrar meus clientes?

A resposta é não! Ter um sistema prontinho para trabalhar com os dados e informações dos seus prospects pode ser ótimo e tem muitas opções gratuitas (abaixo vamos deixar um link para você), mas a verdade é que para micro e pequenos empresários, nem sempre é fácil fazer este ajuste. Por isso, na sequencia proponho que faça algo mais simples.

Exemplo de CRM gratuito: https://br.hubspot.com/


Use o Excel para começar

A vantagem de usar o Excel é que a maioria de nós já conhece a ferramenta. De fácil instalação e com recursos bem avançados, o software está entre os mais utilizados para organização e otimização de tarefas.


Informações que você “precisa” cadastrar

Nome, telefone, data de nascimento, e-mail, produto de interesse, resumo da conversa e fonte de pesquisa. Crie uma pasta para cada produto e insira as informações.



Como usar as informações para aumentar as vendas


No início as informações podem parecer irrelevantes, mas com o passar dos primeiros 30 dias, você já pode começar a analisar os dados.


Primeiro identifique qual produto foi o mais pesquisado e a fonte.

Você pode se surpreender ao descobrir que o produto “C” é o mais procurado e que os prospects pesquisam seu negócio através do Instagram, por exemplo. O fato é que saber desses detalhes faz com que sua divulgação seja direcionada para onde existem mais interessados:

-Divulgo no Google, mas as pesquisas mostram que as pessoas encontraram meu negócio no Facebook, ou passaram em frente a loja.

Com as informações corretas, crie ações de divulgação nos canais corretos.

Cada fonte que gera pesquisas deve ser bem atualizada. Não gaste tempo, energia e dinheiro com ferramentas que não levam visitas para sua loja. Mantenha o foco no que traz resultados.


Já para as datas de aniversário, é possível fazer um mimo para quem faz parte da sua clientela e enviar um cartão com os parabéns. Crie os cartões com ferramentas de design gratuitas, como o https://www.canva.com/. Elabore um material bem atraente e envie desejando feliz aniversário e quem sabe um desconto pontual na compra para aquela data.


Use os cadastros de e-mail para enviar informativos, promoções, avisos sobre feriados e outros assuntos que julgar interessante. Só não vale ficar mandando promoção sem criar relação, ok?


O resumo da conversa é o ponto mais importante em um cadastro de clientes, pois através dessas informações você pode analisar quem “não comprou e os motivos”.



Se o motivo for o preço, avalie quantas pessoas deixaram de comprar por achar caro. Depois elabore uma promoção, levando em consideração seus custos e margem de lucro. Afinal, o negócio existe para gerar rentabilidade e não prejuízo. Analise o quanto pode dar de desconto e novamente crie uma arte com a promoção por dois, ou três dias (promoção tem que ter dia para começar e para terminar). Depois envie para essas pessoas que alegaram não comprar por achar o preço muito alto.


Desconto se oferece para quem reclama do preço e não para toda a base de clientes.


Esse mesmo procedimento (aniversário e desconto) serve como base para você trabalhar com sua carteira de clientes, agora cadastrada e organizada.

Todos os dados cadastrados servem para te ajudar a vender mais. Basta você analisar e investir no relacionamento com os interessados.


Para finalizar, uma ultima sugestão. A cada 30 dias você deve fazer esse diagnóstico e uma vez ao ano filtrar as informações como fonte de pesquisa e descontos ofertados. Isso facilitará o direcionamento do seu planejamento para o próximo ano, para trabalhar de forma mais assertiva, criando um cronograma das ações comerciais e promocionais que poderá aplicar.


Cadastro de clientes, por que e como fazer? Por Suzana Santos, estrategista da VEM.

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5 Respostas
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