Como vender mais e melhor? Você já ouviu um empreendedor dizer que o produto que tem a oferecer é ótimo, que o atendimento é excelente e que tudo está pronto para alavancar o negócio, mas não consegue vender o suficiente?

Esta é a realidade para muitos.

Pensando a respeito desta dificuldade, a VEM Vendas e Marketing elaborou este artigo para melhorar os resultados e volume das vendas para micro e pequenas empresas.

Antes de mais nada vamos esclarecer uma questão que talvez seja a mais importante:

“Comprar” é totalmente diferente de “Vender”.

Estranho? Mas é a verdade. A maioria pensa em como fazer o cliente comprar seu produto, mas isso em nada tem a ver com a venda. Comprar é a decisão final do consumidor, depois de passar por uma jornada que nós vamos detalhar aqui, que é a chamada Jornada de compra do consumidor.

Para ter sucesso em seu negócio é preciso entender este mecanismo e começar a aplicar o fluxo, assim os interessados poderão avaliar seu produto/serviço, para depois decidir pela compra.

Vamos detalhar todas as etapas da jornada, para facilitar seu entendimento.

Etapa I – Aprendizado e descoberta:

Primeiro eu descubro que preciso

Concorda que compramos aquilo que precisamos ou desejamos? A questão é como fazer com que o cliente tenha “vontade” ou “necessidade” do seu produto.

Uma estratégia que o marketing utiliza e que funciona muito bem diga-se por sinal, são as propagandas que nos bombardeiam diariamente em diversos canais:

TV

Rádio

Internet

Outdoor

Busdoor

Mensagens que chegam no seu celular

Entre muitas outras divulgações e propagandas, que visam despertar o desejo e fazer com que o consumidor conheça a empresa e comece a se interessar pelo produto. Essa fase gera bastante trabalho e pode levar tempo até que a marca esteja na lembrança do consumidor, que em alguns casos, depois de receber o mesmo anúncio por diversas vezes, pode chegar à conclusão de que “realmente precisa comprar o produto”.

Etapa II – Reconhecimento do problema

Preciso do produto, vou pesquisar as melhores opções

Nesta etapa o futuro cliente já reconhece a necessidade e agora vai conhecer as opções para satisfazer seu desejo pelo produto e vai pesquisar tantas empresas quanto achar necessário para escolher o que melhor lhe agrada e com menor custo.

Etapa III – Consideração da solução

Quanto mais vantagens, melhor

É hora de mostrar todas as vantagens e benefícios que a empresa tem a oferecer e que podem ser melhores que as dos concorrentes.

Capriche em sua vitrine eletrônica (site, blog, redes sociais e aplicativos), que devem informar todos os detalhes possíveis dos produtos e serviços, facilitando assim o acesso do consumidor a todas as informações do objeto de desejo.

Lembre-se que é muito fácil traçar um comparativo entre empresas do mesmo setor que oferecem desde vantagens e descontos, até brindes e surpresas a quem comprar.

Etapa IV – Decisão de compra

Escolhi e vou comprar

É hora de fechar negócio! O futuro cliente analisou sua empresa e os concorrentes, gostou do produto, preço, qualidade, diferencias e formas de pagamento. Ótimo, o cliente é seu.

Note que são vários os pontos avaliados pelo consumidor antes de comprar.

Depois de entender todas as etapas da jornada, pergunte-se:

Meu negócio está pronto e adaptado para disputar clientes?

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Todos estes passos mostram o processo pelo qual o consumidor passa, seja rápido ou lentamente, para comprar produtos e serviços. Mas sua empresa está preparada para atender e satisfazer estas necessidades?

Todo empreendedor precisa entender que venda tem a ver mais com relacionamento, do que com ofertas momentâneas. O consumidor compra de empresas com as quais se identifica, pode ser pela qualidade, atendimento, preços, imagem, ideologia, formato, entre outros diferenciais.

Agora é com você: aplique o fluxo e veja os resultados acontecerem e te surpreenderem! Depois conte pra gente aqui nos comentários!

Gostou do artigo, como vender mais e melhor? Acompanhe nosso blog para mais temas como este!

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