Proposta comercial, como fazer? Uma proposta comercial bem elaborada pode te ajudar a fechar mais negócios, por isso a VEM Marketing e Vendas elaborou esse artigo com um passo a passo para você criar um documento que contenha informações de valor para seu cliente!

Antes de mais nada é importante esclarecer que os consumidores levam em conta diversos fatores antes de comprar, e credibilidade e segurança é um desses fatores.

Portanto, conhecer as etapas do processo de decisão de compra pode te ajudar a fechar mais negócios!

Leia o artigo até o final e depois escreva pra gente contando se esse conteúdo foi útil.

Proposta Comercial, como fazer?


Passo 1 – Crie um documento com o mesmo layout da sua identidade visual.

É muito importante que a pessoa que vai receber uma proposta seja de prestação de serviços ou venda de produtos, entenda que a empresa está preparada para um diálogo sobre negócios e lembre-se: Não existe segunda chance para causar uma boa primeira impressão. Vale a pena investir na padronização visual do documento.


Passo 2 – Conte sobre seu negócio


Contar brevemente sobre seu negócio faz com o que o futuro cliente sinta segurança e confiança na empresa. Faça um resumo que inclua a data de início das atividades, quais são os valores que servem como base para a equipe que atua no atendimento e os diferenciais do negócio.


Passo 3- Inclua referências


Se for possível cite alguns clientes que foram atendidos e que ficaram satisfeitos. Vale copiar avaliações positivas deixadas nas redes sociais e também no Google.


Passo 4 – Descreva o produto ou serviço


Esse passo é muito importante porque é aqui que o cliente deve ser encantado! Inclua todas as informações e detalhes possíveis sobre o que está ofertando e quais os benefícios que o cliente recebe. Lembre-se que tudo o que for prometido terá que ser cumprido, portanto, cuidado com as promessas para forçar a venda. Fale a verdade, mas de forma atraente, destacando todos os pontos positivos!


Passo 5 – Prazo e validade


É crucial que o prazo da proposta seja incluso, assim como a validade da oferta, se for o caso. Pense que se falta essa informação, um prospect pode te procurar para fechar um negócio anos depois e a oferta nem existir mais! Fique esperto.


Passo 6 – Condições de pagamento


Explique detalhadamente quais são as formas de pagamento e condições aceitas. Não deixe espaço para seu futuro cliente ter dúvidas, porque isso pode te fazer perder negócio.


Passo 7 – Valor do investimento


É isso aí, depois de todos os outros 6 passos, você deve colocar o quanto é preciso investir para receber o serviço ou produto. Note que antes de saber o preço, o cliente vai conhecer um pouco da empresa, os diferenciais do negócio, clientes satisfeitos, detalhes do produto que pretende comprar, condições de pagamento e só então o valor do investimento.


Faça o passo a passo, elabore os textos e imagens para a proposta da sua empresa e envie um material adequado para futuros clientes. Com certeza além de fechar mais vendas, os clientes vão recomendar sua empresa pelo bom atendimento recebido!


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Proposta Comercial, como fazer? Por Suzana Santos – Estrategista digital da VEM Marketing e Vendas.


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