Dicas para cobrar o valor justo pelo seu serviço ou produto. Se você anda as voltas para cobrar mais caro do cliente porque o preço está abaixo do valor de mercado e seu lucro nem chegou perto do esperado, este artigo pode ajudar. Para quem se aplica? Pequenos empresários, Mei´s, freelas, autônomos e prestadores de serviços.
Nós sabemos muito bem como é difícil estabelecer um preço justo quando a concorrência vende por valor inferior e ainda, muitas vezes, oferece mais benefícios. Mas fique calmo que o problema tem solução e se você aplicar as dicas deste artigo, com certeza vai se sair bem em estabelecer preços corretamente.
Antes de começarmos com as dicas, vale lembrar algumas questões que podem estar impedindo você de cobrar o valor justo e que de forma alguma devem continuar a prevalecer, ok?

- Meu serviço não é tão bom assim
- Tem outros profissionais/empresas cobrando mais barato
- Faltam ferramentas pra que eu possa cobrar melhor
- Tenho medo de cobrar o valor justo e ficar sem cliente
- Não tenho como concorrer com uma empresa de maior porte
- Não sei calcular o valor correto a ser cobrado
Bem, você já percebeu que todas estas questões podem ser resolvidas rapidamente se houver real interesse em mudar. Vamos te dar uma mão pra que daqui em diante você resolva o que for preciso para receber o valor justo por seu trabalho, quer seja vendendo produtos, ou prestando serviços.
Primeira dica:
Pesquise o valor de mercado do seu produto/serviço.
Faça uma busca e analise o preço dos concorrentes, o que estão oferecendo, benefícios, qualidade, prazo, e formas de entrega e prestação. Depois separe todos esses dados para comparar com a sua oferta.
Segunda dica:
Faça a comparação dos dados, mas seja honesto! Peça a um conhecido para te ajudar a descrever pontos subjetivos, como qualidade percebida pelo cliente (sua opinião pode ser influenciada por sentimentos pelo negócio e atrapalhar a avaliação) e coloque lado a lado com os dados que levantou em sua pesquisa.

Terceira dica:
Faça os ajustes necessários. Se você percebeu que os produtos e serviços ofertados pelo concorrente tem mais qualidade, corrija esse ponto. Se a questão for divulgação profissional, invista nesta melhoria. Agora, se a questão é prazo, descontos e benefícios, avalie o quanto você pode competir neste quesito, para não ter prejuízo.
Quarta dica:
Faça o levantamento real do quanto custa para prestar seu serviço ou vender o produto. Some as matérias primas ou a hora do serviço + despesas variáveis e fixas (exemplo abaixo). O total das despesas divida pelo valor do produto.
Exemplo para produto:
Vamos usar hipoteticamente doces artesanais – Calcule todos os produtos que você compra para produzir os doces e gás, água, luz, manutenção de fornos e outros utensílios utilizados, aluguel se for o caso e qualquer despesa que envolva a fabricação, desde embalagens, formas etc. O valor total pode ser de R$500,00 para produzir 200 doces, o valor dividido por produto (R$500,00 / R$200,00) é de R$2,50. Valor esse que deve ser cobrado apenas para cobrir o custo, depois você pode acrescentar o valor do lucro.
E para quem presta serviço?
O primeiro ponto é descobrir quantas horas por dia você está trabalhando, não importa se é freela, autônomo entre outras profissões.
Agora descubra quanto é o salário de quem trabalha como contratado, prestando o mesmo serviço.
Digamos que o valor do salário é de R$2500,00 por 8 horas diárias (44 horas semanais ou no total 176 mensais) o que nos leva a R$14,20 por hora. Se você trabalha 6 horas diárias, o valor mínimo que precisa receber é de R$85,20 ao dia.
Se os trabalhos prestados não chegam a essa quantia, faça o reajuste e equilibre seu valor com o que o mercado está pagando.
Quinta dica:
Não tenha vergonha de divulgar seus trabalhos e produtos. Crie redes sociais profissionais e aposte em conteúdos bacanas para seu público. Atualize o status do Whatsapp e mande divulgações e promoções para sua lista de contatos, ops… não tem uma? Aqui no blog da VEM nós ensinamos como fazer no artigo: https://marketingevendascuritiba.com.br/cadastro-de-clientes-por-que-e-como-
Aplique essas dicas e vai ver como os resultados vão melhorar! Gostou? Comente sua opinião abaixo.
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Dicas para cobrar o valor justo pelo seu serviço ou produto – Por Suzana Santos, estrategista da VEM.
Sou a Raissa Dias, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Sou a Amanda Da Silva, e quero parabenizar você pelo seu
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minha loja e estou ansioso para ver os resultados.