Esse é um assunto que ultimamente anda rondando milhões de brasileiros que se confrontaram com mudanças na rotina devido a pandemia Covid-19, perderam seus empregos e como a maioria, ficaram diante de uma situação muito difícil: procurar por trabalho ou começar um pequeno negócio, para quem sabe, ganhar um pouco mais do que o mercado oferece.

Segundo dados do SEBRAE (2019) No Brasil as micro e pequenas empresas representam 99,1% do total registrado. São mais de 12 milhões de negócios, dos quais 8,3 milhões são microempreendedores individuais (MEI). Os pequenos negócios também respondem por 52,2% dos empregos gerados pelas empresas no País.

Como vimos, o número de pequenas empresas no país ultrapassa 90% dos negócios ativos.

Diante desse cenário, qual caminho percorrer para começar seu pequeno negócio com o mínimo de risco e começar a gerar renda?

Nesse artigo trazemos  9 dicas para te ajudar nessa empreitada!

1. Antes de mais nada, conheça seu mercado

Conheça as empresas que concorrem no segmento e saiba quais são os produtos ofertados, valores, qualidade dos serviços, presença digital e diferenciais. A partir daí é possível começar a traçar um plano de ação.

2. Todo negócio deve começar com um planejamento.

Para desmistificar essa questão de que planejamento é difícil de fazer, vamos traduzir o que significa: Planejar nada mais é do que decidir com antecedência quais decisões serão tomadas diante de cenários diferentes.

O que você deve incluir no seu planejamento:  quanto tempo você disposto a insistir com o negócio, se terá sócio, se terá funcionários, quanto tempo vai levar para gerar lucro, qual nome terá sua empresa e como você quer que seu empreendimento será lembrado pelos consumidores. A partir daí todas as demais decisões serão mais fáceis! O principal já estará definido e será o norte para seu projeto.

Lembre-se de monitorar esse documento e alterar caso seja necessário.

No Brasil, a falta de planejamento é responsável pelo fechamento de 25% das empresas no País.

3. Analise os riscos envolvidos

Esse é uma questão delicada, não deixe o emocional tirar o foco. Todo empreendedor precisa ser otimista, mas analisar os riscos envolvidos, facilitará sua decisão de quais riscos está disposto a correr, de forma calculada e planejada. Um exemplo para facilitar seu entendimento: Riscos trabalhistas.

4. Investimento necessário para os primeiros meses

Eis uma questão mega importante: faça uma previsão dos gastos mensais, incluindo um valor para despesas extras, acredite, sempre tem. Esse mesmo valor pode servir de base como “Previsão de Despesas” para o primeiro ano.

5. Escolher um ponto ou trabalhar em casa?

Se a grana estiver bem curta, opte por trabalhar em casa! A economia com aluguel é bem vinda para começar. Mas lembre-se que a situação é temporária, porque você vai crescer e seu negócio precisa de um local adequado, até para receber seus clientes.

Ao contrário, se você pode arcar com despesas de aluguel, a escolha do ponto pode fazer uma grande diferença em suas vendas. Portanto, opte por locais onde circulam muitas pessoas, como terminais de ônibus, escolas, supermercados e que o acesso seja fácil. 

6. Para quem você vai vender? Defina o público – alvo

Para quem está começando o ideal é escolher um público apenas, já que quanto maior a diversidade de públicos, mais adaptações você terá que fazer nas ofertas dos produtos/serviços, e ainda usar comunicações diferentes, para falar com cada grupo.

As questões frequentemente utilizadas para definir o público são “IDADE, SEXO, LOCALIZAÇÂO”.

Exemplo para facilitar: Seu público tem entre 18 a 24 anos, maioria feminino e está localizado a um raio de 5 km de seu negócio.

7. Quais ações de divulgação aplicar?

☑️ Ter um site é o primeiro passo.

☑️ Crie redes sociais profissionais.

☑️ Alterne entre ações virtuais e físicas. Você pode por exemplo, distribuir um impresso sobre seu negócio, nas proximidades do local (em geral raio de 5 km).

☑️ Crie um calendário para promoções, use as datas comemorativas do comércio.

☑️ Divulgue através de em links patrocinados.

☑️ Tenha um blog corporativo para falar sobre assuntos que interessam ao seu público.

8. Estipule uma meta de faturamento mensal

Inicialmente você pode achar essa difícil essa tarefa, pois ainda não tem noção do quanto vai vender, mas por outro lado já fez as contas e sabe o quanto “vai gastar” para manter seu negócio ativo nos primeiros meses, e esse valor previsto com a despesa pode servir de base para prévia de faturamento. Supondo que o valor da despesa seja em torno de R$2000,00: divida esse total pelo valor médio dos seus produtos/serviços.

Meta: Vender XX produtos/serviços para faturar XY

9. Mantenha-se antenado

Fique por dentro do que está acontecendo com seu mercado de atuação, descubra tendências a mudanças, novidades e legislação. Além de pesquisar assuntos diversos para quem está empreendendo.

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Por Suzana Santos – Profissional de Marketing e Estratégia – MEI na VEM Marketing e Vendas

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